quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Provérbios, sinónimo de sabedoria popular

Todos conhecemos vários provérbios, alguns deles até usamos no nosso dia a dia. Alguns desses provérbios refletem mesmo a sabedoria popular e se os praticarmos podemos ver que até fazem sentido. Um dos provérbios que vou falar agora, talvez não seja muito conhecido, mas é muito interessante.

"Pequeno almoço de príncipe, almoço de nobre e jantar de pobre"



Hoje em dia as pessoas fazem exactamente o contrário, tendem a dispensar, ou empobrecer a primeira refeição do dia, que deve ser a mais importante, e fazem refeições maiores ao longo do dia. Tal como diz o provérbio, o pequeno almoço deve ser digno de um príncipe, devemos comer bastante (o suficiente para ficarmos satisfeitos) e com variedade (fruta, pão, leite, sumos naturais). Desta forma ficamos com as defesas necessárias, logo de manhã, para o resto do dia.

O almoço convém que seja mais moderado, como um nobre que não é tão rico como um príncipe, mas que também dispõem da sua variedade e quantidade. À medida que o dia passa as quantidades de comida devem ser mais reduzidas, bem como as quantidades calóricas, porque é provável que não se consiga gastar as calorias que adquirimos ao almoço.

O jantar de pobre, faz lembrar a bela sopinha de feijão e hortaliça, porque era aquilo que os pobres comiam: as colheitas das suas hortas e dos seus campos. O jantar devia ser algo ligeiro, que não pese no estômago, e para que se possa ir para a cama cedo. Mesmo a dormir gastamos cerca de 60 calorias por hora, o que é muito pouco, por isso uma refeição ligeira ao jantar não só nos vai proporcionar um sono mais calmo, como também vamos acordar cheios de apetite para o pequeno almoço do dia seguinte.

Com as vidas cheias de stress e muito aceleradas os nossos hábitos diários também mudam, e por vezes só conseguimos comer bem à noite, quando estamos com a família, mas devemos tentar organizar o nosso tempo da melhor maneira para que pelo menos o pequeno almoço seja uma refeição completa e não uma chávena de café bebida à pressa enquanto se procuram as chaves do carro.

1 comentário:

Cláudia L. disse...

Eu sou dessas pessoas que come muito bem ao pequeno-almoço. Não consigo imaginar como seria se saísse de casa só com um copo de leite no bucho, ou nem isso... Acho que desmaiava no comboio.
Para além disso, essa é a principal razão da minha boa disposição constante ao longo do dia.

Quanto ao almoço, como sempre bem e vario bastante. Eu sou de 'boa boca'. Lancho sempre, nem que seja uma peça de fruta e um iogurte. Sabe-me bem lanchar. Gosto de lanchar.
O jantar é quase sempre uma sopita e fruta. Normalmente não tenho grande fome à noite e fico com um peso tremendo no estômago quando tenho jantares em grupo e custa-me muito dormir. Fico enjoada e depois tenho que me entupir de chás digestivos.

Por isso, minha cara Alexandra, subscrevo totalmente o teu post.

Um beijinho.
Cláudia L.