sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Amén e Alleluiah


Todos conhecemos as célebres palavras cristãs: Amén e Aleluia. Mas há muito a ideia que só as "beatas" é que as dizem quando ouvem algo que o padre disse e que, para parecerem muito divinais, balbuciam estas palavras enquanto se benzem.

Mas todos nós podemos usar estas palavras no nosso dia a dia sem correr o risco de se parecer fanático por religião, ou de pensarem que somos católicos ou cristãos (não é a mesma coisa...). Para isso temos que perceber o significado destas duas palavras. Amén, do hebraico amén, significa "que assim seja" e é uma palavra de concordância, de que estamos de acordo com algo e que queremos que assim se concretize. Aleluia, do hebraico alleluiah, significa "louvado seja O Senhor" ou "louvado seja O Eterno" e é uma forma de adorar e agradecer a Deus, é uma forma de expressarmos o nosso contentamento em relação a algo de bom.

Por isso da próxima vez que alguém nos disser: "Andas cheio de sorte, ainda ganhas mas é o Euro Milhões" nós podemos responder logo: "Amén!" e depois de o ganharmos mesmo é caso para dizer "Aleluia!".

Sem comentários: