quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Anúncios de emprego

Em todos os sites de ofertas de emprego as características dos anúncios são idênticas em quase todos. São poucos os anúncios que dizem exactamente qual vai ser o salário base. Na minha opinião isso não se justifica, no meu caso eu quero saber o ordenado para saber se me compensa por aquele valor ir trabalhar para aquela empresa que fica a 20km de casa, é que andar a trabalhar e não ter dinheiro suficiente para cobrir as despesas e ainda ter que por mais algum é andar a pagar para trabalhar. De certeza que para muitas pessoas esse emprego vai ficar a 10 ou 15 min de viagem e nesse caso, já se consegue fazer frente ás despesas. Parece que há um certo tabu em dizer ás pessoas quanto é que vão ganhar se aceitarem aquele emprego.
Outra coisa que nem sempre dizem é o horário, muitas empresas ao dizerem que é num centro comercial já sabemos à partida que são horários e folgas rotativas, mas noutras profissões convinha saber, por exemplo, se é para entrar às 8h ou ás 9h, é que eu posso estar a candidatar-me a um anúncio a pensar que vou começar às 9h e depois dizem que é para entrar às 8h e eu vou de transportes e não tenho forma de lá estar a essa hora, então tenho de pedir outro horário ou então a empresa escolhe alguém que possa fazer aquele horário.
Uma breve descrição das funções a desempenhar também se agradecia. É que na ausência destes pormenores o que vai acontecer é que vão receber demasiados currículos, vão chamar pessoas para a entrevista, que depois de saber as condições se calhar muitas vão rejeitar, pelos motivos que mencionei ou por outros. Quando mais pormenores tiver um anúncio, mais direcionados vão ser os perfis das pessoas que estão a concorrer.
Será que só eu é que penso assim?

Sem comentários: