terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O Dote e o Enxoval


Se acham que hoje em dia fazer enxoval é coisa antiquada, então e o dote? O dote, do hebraico mohar significa "preço da noiva" e eram uma série de presentes que o noivo oferecia à noiva, ou aos seus pais e familiares de forma a compensar a perda económica com a partida da filha. O dote também poderia ser do pai da noiva para a própria noiva.

Este dote era uma forma de ajudar o casal na sua vida de recém casados, ou um "seguro" no caso da morte prematura do marido. Estes presentes podiam ser sobre as mais diversas formas, como um terreno, dinheiro, jóias ou escravos. Há quem pense que o dote, quando oferecido pelo pai à sua filha, era um adiantamento da herança, ao contrário dos irmãos que teriam que esperar que o pai morresse para que pudessem receber a sua parte.

Hoje em dia os noivos já são são obrigados a pagar o dote pelas noivas, os pais por outro lado... quer sejam da noiva ou do noivo acabam sempre por abrir os cordões à bolsa quando se trata de ajudar os filhos a casar.

Segundo a tradição, o noivo leva a mobília e a noiva o enxoval para a casa. Mas porque é que é normal falar do "enxoval para o bebé" mas quando se fala se enxoval para o casamento já parece estranho? O enxoval de um bebé é tudo aquilo que é indispensável para os primeiros meses de vida da criança que VAI nascer. O enxoval de um casamento são todas as coisas básicas que nos permitem viver numa casa com comodidade.

Qualquer pessoa pode, e deve, fazer um enxoval, mesmo que não queira casar, de certeza que não quer viver eternamente na casa dos papás, e quando decidir e puder ter a sua própria casa vai precisar de todas as coisas essenciais e das quais nós já nem nos damos conta que são precisas, pois estão sempre garantidas como: loiças, talheres, toalhas, lençóis...

Fazer um enxoval não é mais do que ir armazenado coisas que podem vir a ser úteis para a nossa futura casa, como: o alguidar e o galheteiro que sairam nas rifas da festa, o conjunto de toalhas que deram à mãe, mas ela já não tem mais espaço no armário, aquela oferta de um tupperware na compra daquele detergente reles e até mesmo as pegas e o saco do pão que a avó fez.

Tudo isto não passam de medidas para se poupar dinheiro na altura de comprar coisas para a casa, mesmo que ninguém nos ofereça nada podemos, ocasionalmente, comprar (ou pedir à mãe para comprar) um cobertor ou até uma caneca!

Pensem no vosso futuro e começem a construí-lo aos poucos.

Sem comentários: