segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Frutos para uma vida saudável

Como todos nós sabemos, a fruta é um dos alimentos mais saudáveis que podemos, e devemos consumir. Além de ricas em fibra, água e uma série de vitaminas, podem ajudar a prevenir muitas doenças, o que é especialmente útil agora que está a começar o Inverno.
Para a estação que se segue, a variedade de fruta que podemos comer, a preços acessíveis, é ligeiramente reduzida, não falo da fruta tropical ou que vem importada, mas sim da que cresce durante esta altura e que podemos dizer que é realmente nacional.
Para que possamos estar protegidos com todas as vitaminas essenciais para suportar o inverno da melhor maneira possível.
Vou então apresentar as propriedades dos frutos desta época, para que conheçam as vantagens de os consumir.
(retirado do livro" Frutos que dão saúde", Publicação especial para TVGuia)


Banana - "A banana é muito rica em vitamina A e também contém vitaminas B1, B2, PP, C e V (anti-ulcerosa), bem como ácido fólico. Além disso contém ferro, água, amido, celulose, sacarose, glucose, hidratos de carbono, fibra, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, entre outras substâncias benéficas para a saúde. Entre todas estas substâncias, destaca-se o potássio, que equilibra qualquer excesso de sódio no organismo. Assim, este fruto é recomendável para quem gosta de alimentos salgados, pois ajuda eficazmente a aliviar a hipertensão, os transtornos musculares e digestivos bem como os estados de nervosismo associados ao abuso de sal na dieta. A banana é reconhecida pela sua capacidade de reduzir os níveis perigosos de colesterol. O seu valor calórico é o dobro da maçã e apesar de ser rica em hidratos de carbono, não é preciso evitá-la em dietas de emagrecimento, se o seu consumo foi moderado, já que a banana favorece a eliminação de líquidos e tem a vantagem de provocar um notável feito saciante, o que a torna num snack ideal. Deve ser consumida entre refeições ou em pequenos almoços e lanches, e evitá-la como sobremesa ou ao jantar, pois pode ser indigesto."

Kiwi - "Este fruto, pelo seu forte conteúdo em vitamina C, reforça o sistema imunitário, fortalece veias e artérias, ajuda a evitar infecções, constipações, afonias, bronquites e gripes, entre outras. também favorece a absorção do ferro, estimula a produção hormonal, melhora a agudeza visual e a saúde do tecido conectivo, de modo que proporciona uma prevenção eficaz contra lesões cartigilosas e entorses. O seu conteúdo em vitaminas C e E protege as céluas do processo de envelhecimento e o seu alto conteúdo em ácido fólico é muito recomendável em mulheres grávidas, pois ajuda a prevenir malormações fetais. Outro saudável efeito destas vitaminas, unidas a um elevado conteúdo em magnésio, afecta o estado de espírito, estimula o trabalho muscular, acelera o metabolismo e a produção hormonal, o que deixa o organismo em condições de enfrentar situações de stress. Este fruto possui quantidades importantes de fibra solúvel, que ajuda a controlar os níveis de colesterol e facilita o trânsito intestinal."

Laranja - "É uma grande fonte de vitamina C, o que lhe confere um alto valor antioxidante e remineralizante, tornando-a uma boa aliada em casos de contipação e bronquites. Mas a laranja também possui vitaminas B1 e B2 e A em quantidades consideráveis. Além destas vitaminas a laranja possui sais minerais benéficos para o nosso equilíbrio físico e emocional como o ferro, potássio, sódio, magnésio, fósforo e cálcio. O seu conteúdo em sódio estimula o suco pancreático, activa o processo digestivo gastroduenal, acciona a secreção clorídrica e, juntamente com o ácido cítrico, dissolve o ácido úrico, o que a torna recomendável para as glândulas supra-renais. O potássio favorece a eliminação e líquidos e gorduras armazenadas no tecido gordo. O ácido cítrico constitui um fármaco natural antioxidante, depurativo, desinfectante e microbicida, que estimula a eliminação de todas as substâncias que não foram metabolizadas e que repousam nos diferentes órgãos. Por estas razões está indicado para tratar problemas digestivos, enxaquecas ou os processos reumáticos. A acção depurativa deste fruto afecta o fígado, pâncreas, bexiga e próstata. Com a sua fibra, aliada ao conteúdo em magnésio, estimula o peristaltismo intestinal e ajuda a combater a prisão de ventre. A sua variedade em vitaminas e oligoelementos melhora o tom vital, reforça o desejo e a potência sexual, afugenta a apatia e o desânimo e é uma forte aliada contra o stress e a depressão."


Limão - "O limão oferece uma quantidade de minerais semelhante à laranja. Em relação às vitaminas, não contém a A, mas as vitaminas B1,B2, bioflavonóide (abundantes na pele) e fundamentalmente vitamina C, que torna o limão ideal para combater a febre ou a gripe, é útil contra as infecções e para manter um bom funcionamento do sistema imunológico. A sua capacidade depurativa do fígado está indicado para tratar doenças hepáticas e da vesícula biliar, dado que estimula as secreções biliares e ajuda a digerir os alimentos gordos. Também é eficaz para eliminar o colesterol. Destaca-se como poderoso antibiótico e anti-séptico, com notáveis efeitos bactericidas, é um protector eficaz contra doenças contagiosas, capaz de destruir micróbios e vírus em poucos minutos. Desintoxicante e purificador, a ingestão do limão elimina as substâncias estranhas e nocivas que se alojam no corpo e combate as impurezas do sangue, nivelando, de modo natural o regular funcionamento dos órgãos. O seu elevado conteúdo de potássio e baixo conteúdo em sódio é ideal para combater a hipertensão arterial. O limão também melhora as afecções de garganta, como as anginas, faringite e laringite. Ainda ajuda a controlar o stress e contribuem positivamente para as dietas de emagrecimento."


Maçã - "É uma das frutas mais completas e ricas, bem tolerada pela maior parte das pessoas e combinável com qualquer outro alimento. No entanto carece de proteínas, mas é muito rica em água e açúcares de rápida assimilação. É fonte de vitamina E, antioxidante, quando se deixam amadurecer ao sol contêm vitamina C. Entre o seu conteúdo mineral destacam-se o potássio, necessário para o equilíbrio hídrico celular, a transmissão nervosa, a actividade muscular e a função renal. A mação tem efeitos diuréticos, indicados no tratamento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, e outras doenças associadas à retenção de líquidos. Também reforça o sistema imunitário e estabiliza o açúcar no sangue. Além disso, é muito útil para o rejuvenescimento da pele. Este fruto á ainda um excelente regulador intestinal, pois tem a virtude de actuar como alimento adstringente ou laxante, segundo como consumida: crua e com casca é útil para tratar a prisão de ventre, enquanto descascada, ralada e escurecida, produz o efeito contrário."

Pêra - "Pela sua função é suavemente adstringente, o seu componente maioritário é a água, e possui grandes quantidades de fibra solúvel. Daí que actue como um regulador intestinal, remediando problemas de trânsito intestinal e outros problemas digestivos (estômago delicado, gastrite, úlcera gastroentestinal). As pêras são indicadas em dietas de perda de peso, como snack entre as refeições, pois o seu conteúdo em fibra mantém a sensação de plenitude e limpa o organismo. O seu conteúdo vitamínico não é destacável, mas o mesmo não se pode dizer dos níveis de açúcares e minerais, como o potássio, que são recomendáveis para quem sofre de diabetes tipo I, tensão arterial ou afecções cardiovasculares. Pelas suas propriedades diuréticas a pêra é muito indicada para prevenir doenças da próstata. Também é apropriada para eliminar os inchaços edematosos nos doentes do aparelho circulatório e dos rins."


Qualquer fruta que comemos traz benefícios para o nosso organismo, por isso pessoal tratem de a comer e usufruam dos seus benefícios!

Sem comentários: