sexta-feira, 29 de outubro de 2010

100% ecológico? Não dá

Hoje em dia existem centenas de sites sobre ecologia, como ser mais ecológico, como diminuir a pegada ecológica, receitas, truques e dicas para tornar as coisas ecológicas, mas a verdade é que se formos analisar as coisas bem a fundo, não dá para ser 100% ecológico.

Se trocarmos os nossos produtos de higiene e de limpeza por outros à base de produtos naturais (ervas, plantas e derivados) estamos a fazer bem ao ambiente porque não estamos a contaminar as águas, nem a nós próprios com os componentes químicos desses produtos.

Mas se pensarmos bem, se metade da população de cada país começasse e ir ao campo apanhar ervas, plantas e frutos para fazer coisas caseiras e naturais, o nosso ecossistema ficava gravemente prejudicado. Se a procura fosse muita ia haver a necessidade de haver viveiros e estufas para cultivar essas mesmas plantas com tendência a crescer de forma espontânea. Logo, isso ia implicar custos e gastos de energia.

Temos também o exemplo das fraldas reutilizáveis. O investimento inicial é muito grande, um pack de 10 fraldas anda à volta dos 170€, é verdade que essas mesmas fraldas podem ser utilizadas indefinidas vezes, e o que se vai gastar em fraldas descartáveis com uma criança certamente vai superar em muito este valor, logo compensa, além disso ainda se deixa de produzir lixo (uma fralda demora cerca de 500 anos para se degradar completamente). Estamos a ser ecológicos. Por outro lado, durante os anos em que a criança vai precisar de fraldas, quantas vezes é que vão precisar de ser lavadas, quanto se vai gastar em água, electricidade e energia para poder voltar a usar as fraldas? Mesmo que o detergente seja ecológico, tem sempre custos para a carteira, e a electricidade? E se for Inverno e houver a necessidade de serem secas na máquina? Por um lado estamos a ser ecológicos, mas por outro, nem por isso...

Para podermos ser verdadeiramente ecológicos, tínhamos que adoptar um estilo de vida completamente diferente do que temos. Tínhamos que plantar os nossos alimentos e plantas, viver perto de um ribeiro e ter um gerador movido a energias renováveis.

Não digo para não termos preocupações ambientais, devemos ter e fazer os possíveis para termos boas atitudes com o ambiente, mas por mais que demos voltas à cabeça, quando ajudamos num lado prejudicamos no outro. É mais útil termos pequenos hábitos, como desligar os aparelhos eléctricos no botão, reciclar e aproveitar as água e reduzir o seu consumo, do que querermos fazer grandes coisas que a uma escala muito grande não iria dar resultado.

Sem comentários: