quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quem quer um gato?

Quando aceitei a ideia de ter um gato, tinha alguns receios, o maior deles todos era que ele fosse arranhar as coisas lá em casa. Depois de alguma pesquisa em sites de animais e outros que falam exclusivamente de gatos, fiquei com algumas ideias de como devia de tratar o animal. Cedo descobri que tudo o que tinha lido estava errado:

"Deixe o seu gato passear livremente em casa, não o proíba de entrar em nenhuma divisão, os gatos são curiosos por natureza." - Pois claro, o Matias pode ir brincar para cima da cama e arranhar os edredons, deitar-se em cima da roupa acaba de lavar, ir para trás da televisão roer os fios e ir para cima da mesa comer os restos e eu tenho que deixar porque é normal, é um gato é curioso! Era só o que faltava! Quem disse isto deve ter um gato obeso que não se mexe.

"Os gatos são asseados, só fazem as necessidades no caixote." - Pois fazem lá isso é verdade, mas ninguém nos diz que fica tudo sujo de areia à volta do caixote, principalmente se areia for nova e ele for lá para dentro só para brincar e espalhar tudo. Tirando a vez em que ao esconder as fezes debaixo da areia ficou com a pata suja e o chão ficou todo cagad... sujo!

"Os gatos são boa companhia" - Não, não são! Os gatos metem-se aos nossos pés quando estamos a andar de um lado para o outro, tropeçamos neles, correm à nossa frente, tiram os tapetes do sítio, só querem é brincar (com as unhas) e só vêm para o nosso colo quando estão fartos de estar sozinhos.

"Deixe o seu gato dormir na vossa cama, os gatos gostam de estar onde estão os donos." - Fiz isto uma única vez na primeira noite que passou lá em casa. Foi a última. Acho que não entrei em sono profundo a noite toda. Estávamos sempre com medo de nos virarmos por causa do gato, e a meio da noite lá acordava eu com os bigodes do Matias a roçarem-me na cara, porque sua Excelência não dorme uma noite inteira, vai dormindo.

"Os gatos são muito inteligentes" - Em relação a este assunto tenho sérias dúvidas. Qualquer outro animal percebe com uma certa rapidez que se fizer certas coisas têm consequências, às vezes é necessário três ou quatro vezes até o animal perceber que se fizer aquilo apanha, ou ralham com ele. O gato não, pode apanhar porrada, podemos ralhar com ele, e vai e volta a fazer o mesmo as vezes que quiser. "Os gatos são teimosos.", eu acho que são burros, porque a teimosia tem limites, e quando se ultrapassam os limites da teimosia entram-se nos limites da burrice, porque não se associam as consequências aos actos.

Não quero de forma alguma ofender quem tem gatos e os estima acima de tudo, apenas quero dar a conhecer aquilo que ninguém nos diz e que só nos aperbemos depois de os termos.

Factos verdadeiros:
"Os gatos não gostam de água" - Verdade verdadeira!

4 comentários:

Cláudia L. disse...

ODEIO gatos com todas as minhas forças por isso, se desse a minha opinião, ia ser tão negativa mas tão negativa que prefiro nem comentar :)

Pia disse...

pois eu ADORO gatos e são, sem dúvida, os meus fiéis companheiros!
eu acho que o facto de ter arranjado 2 em vez de 1 ajudou a que muita coisa que tu aqui escreves não acontecesse!
os dias que o Biscoito esteve lá em casa também comecei a desesperar, mas mal veio a Maria tudo passou!
Não tenho queixas de coisas partidas, arranhadas e roidas!
um arranhador de cartão é o melhor, eles habituam-se logo a ir lá!
quando são pequenos (e de casa) é bom cortar as unhas semanalmente.
não concordo com o facto do gato ser burro...os meus, pelo menos, aprenderam rápido o significado da palavra "não"! o mesmo já não posso dizer da cadela que ainda nem sequer responde ao nome (e não não é surda).
Tem calma Alexandra que vais ver que tudo vai normalizar!
se precisares de algum tipo de ajuda é só dizer :)

Alexandra disse...

Obrigada Sofia, agora o Matias já tem andado mais calmo. De vez em quando leva umas pisadelas na cauda e nas patas porque se põe atrás de mim e eu não o vejo, mas aí eu tenho pena dele porque só quer estar ao pé de mim e sai magoado.
Dois gatos é que não me parece, já tenho dois coelhos, depois são animais a mais.

Pia disse...

Pisadelas é normal Alexandra...a minha gata ainda hoje é tipo "cão" atrás de mim e de vez em quando lá leva com o meu pé...
já disse ao teu marido que qualquer dia vou aí bater à porta para conhecer o Matias...e para vos fazer uma visita, claro :)