segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A árvore

Num dos terrenos do avô do meu marido deparei-me com uma coisa fantástica.
O terreno estava cheio de silvas, e onde nascem silvas mais nada consegue nascer, porque elas sufocam a vegetação à volta. Acontece que no meio das silvas nasceu uma árvore de abrunhos.

Imaginem uma pequena plantinha, rodeada de silvas e espinhos que tinha duas opções: morrer, ou crescer mais alto que as silvas. E foi esta decisão que a pequena árvore tomou. Acredito que deve ter sido muito difícil, cada folha que crescia era picada ou rasgada pelos espinhos, mas ela continuou, quanto mais crescia mais sentia os espinhos no tronco ainda frágil. Ao chegar à superfície ainda faltava um pequeno esforço, passar todas as folhas pela camada de picos que estavam ao de cima. Imagino as mazelas. No final a árvore cresceu mais alto que todas as silvas, ficou com um tronco forte, apesar de ainda ser uma árvore nova, e lá no topo deu frutos deliciosos.

Para mim este exemplo real, de uma coisa que aconteceu na Natureza é um exemplo para todos nós. Temos que crescer mais alto que a crise e que os problemas, para conseguir vencer, temos de tomar a decisão de nunca ficarmos sufocados. Vai doer muito, mas só assim se dá valor aos frutos.


1 comentário:

Cláudia L. disse...

Vamos acreditar que sim! :)