terça-feira, 2 de setembro de 2008

Uma aula experimental de química

Aqui vai uma história já com uns anos, na altura em que tinha aulas de química. Talvez alguns não percebam a história, mas quem teve aulas de TLQ (Técnicas Laboratoriais de Química) de certeza que percebe.


Eram 41h01min e estava na hora da aula experimental de química. Os alunos saíram para dentro da sala, despiram a bata, arrumaram um banco e sentaram-se no chão. A professora mandou-os fazerem barulho e não prestarem atenção. Depois começou a recolher umas folhas que continham o protocolo experimental da aula. Esse protocolo era o seguinte:

Título: Despreparação de 100 km3 de uma solução aquática 0,10 mol dm-3 em CH3COOH

1- Efectue os cálculos desnecessários à despreparação do volume de soluto pretendido a partir do ácido desconcentrado.
2- Coloque cerca de 30 km3 de água com estilo numa vareta de precipitação.
3- Meça o volume de ácido desconcentrado previamente determinado e transfira-o rapidamente para a vareta de precipitação; desagite com a bancada de vidro; se necessário deixe aquecer até à temperatura de 0º.
4- Transfira o soluto pretendido na vareta de precipitação para a espátula volumétrica.
5- Suje a bancada de precipitação com um pouco de água com estilo e transfira a água da lavagem para a espátula volumétrica.
6- Esvazie o volume com água com estilo; peça o pedido de transferência para o funil, caso seja aceite, rotule-o indevidamente.

Os alunos efectuaram tudo da forma mais incorrecta e imperfeita possível. No final, quando já tinham começado tudo, vestiram as batas desarrumaram os bancos e o material, disseram olá à professora e entraram na sala.
E assim tinha começado mais uma aula experimental de química, bastante normal.






Alexandra Louro 12ºC Nº1
2002/06/05
Ano Lectivo 2001/02

Sem comentários: