quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dicas para Poupar II

Aqui continuam mais algumas dicas para aproveitar ao máximo o nosso orçamento.

1 - Desligue tudo.
Se já acabou de carregar o telemóvel, não deixe o carregador na tomada, desta forma a corrente continua sempre a passar e não está a ser utilizada. Desligue a televisão no botão e não só no comando, a luzinha de presença também gasta energia. Evite deixar luzes acesas das quais não precisa, mesmo que esteja a usar lâmpadas de baixo consumo, se as deixar acesas mais tempo do que se fossem das normais, corre o risco de gastar o mesmo. No caso do computador, sempre que se ausentar mas quiser deixar o computador ligado, deixe-o no modo de suspensão e desligue o monitor. A impressora também deve estar desligada sempre que não for utilizada, pois também tem uma luz de presença que gasta energia.

2 - Sacos de plástico.
Os sacos de plástico das compras servem como sacos para o lixo, ou para o caixote da reciclagem. Encha-os bem antes de os deitar fora. Desta forma evita comprar sacos do lixo.
Se for a um supermercado em que tem de pagar os sacos de plástico, lembre-se de levar alguns. Ande sempre com uns quantos dentro do carro. Se preferir pode usar umas sacolas grandes de asas para guardar as compras.

3 - Não desperdice água.
Pense sempre se está a utilizar toda a água que corre da torneira, ou do chuveiro. Feche a torneira sempre que não precisar dela aberta, no caso dos banhos feche a torneira do duche para se ensaboar. No Inverno tente tomar banhos mais rápidos.
Verifique se as torneiras de sua casa não pingam, caso alguma esteja a pingar coloque um alguidar ou um balde debaixo da pingueira e depois use essa água para algo útil, como despejar o autoclismo ou para lavar as mãos, e depois tente arranjá-la quanto antes. Para tonar as descargas do autoclismo mais pequenas coloque no depósito uma garrafa com areia e vede-a bem, desta forma o autoclismo irá encher com menos água e portanto gastar menos em cada descarga.

4 - Não se esqueça de reciclar.
Preste atenção às constantes campanhas sobre reciclagem, faça um pequeno esforço. Se poupar o ambiente não vai ser necessário gastar tantos recursos naturais, logo o preço desses mesmos recursos não vai aumentar, logo você poupa.

5 - Poupe combustível.
Não ande sempre de carro. Caminhe. Só lhe vai fazer bem a si, ao ambiente e à sua carteira, pois não vai gastar combustível. Evite ir ao café, à loja, ou a casa da sua amiga de carro. Sempre que possível escolha outro meio de transporte, como a bicicleta ou os "pezinhos". No Inverno não perca esse hábito, a não ser claro que o tempo esteja muito mau.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Obrigado pelas deixas,... pois muitas das vezes não pensamos nas pequenas coisas!
E como o meu pai diz é no poupar que está o ganho! Nem mais!
Uma beijoca grande para ti.
Mónica Silva