terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dicas para poupar

Numa época que todos chamam de "crise", há que saber escolher cada vez melhor as nossas compras. Sejam bens essenciais, roupas, viagens, e tudo o resto que faz parte do nosso dia a dia. Os preços aumentam de forma desproporcional aos ordenados e as nossas necessidades são as mesmas, o que significa que com o orçamento cada vez mais apertado temos de saber dar à volta à situação para no final do ano comprar as prendinhas de Natal ou então para poder ir de Férias de verão com mais uns trocos. Portanto aqui vão algumas dicas, muitas já conhecidas, que podem ser úteis e ajudar a poupar uns eurinhos a mais no final de mês.

1- Faça um plano orçamental.
No início de cada mês, faça numa folha de papel um esquema, ou um quadro, com várias colunas. Cada coluna com o tipo que despesa que sabe que vai ter durante o mês. Por exemplo: Alimentação, Combustível, Despesas Fixas (água, luz, telefone, Internet...), Compras do mês...
Estipule também o saldo disponível para cada mês. Desta forma vai ter uma noção daquilo que anda a gastar. Guarde estas folhas de forma organizada, pelo menos até ao final do ano, assim vai poder comparar com os outros meses as suas despesas e pode saber onde pode gastar mais um pouco ou onde precisa cortar.

2 - Não pague tudo com cartão.
Prefira andar com dinheiro na carteira em vez de pagar tudo com o cartão, desta forma vai conseguir controlar muito mais aquilo que gasta. Use o cartão apenas para despesas maiores (tipo compras do mês).
3 - Não pague todas as suas contas por débito directo.
É muito mais prático e não temos de nos preocupar com os prazos, mas o objectivo é saber quanto dinheiro tem disponível para gastar, seja na carteira ou no multibanco. Se pagar todas as suas despesas por débito directo, quando for ver o seu saldo pode-se assustar, ou pode acontecer algo ainda pior, que é não ter saldo suficiente na conta para cobrir todas as despesas, porque o seu chefe se atrasou na transferência ou porque ainda não teve tempo de depositar o cheque.

4 - Evite passear por centros comerciais.
Não vá ao centro comercial só para ver as montras ou as promoções. Se não precisa de nada de lá, então é preferível não ir, porque o que pode acontecer é acabar com as mãos cheias de sacos e acaba por gastar aquilo que não devia. Se precisa mesmo de comprar alguma coisa então dirija-se logo às lojas necessárias e não aproveite para vaguear.

5 - Conheça bem os preços das coisas.
Frequente vários supermercados, compare preços e marcas. Prefiras as marcas brancas (as marcas do próprio supermercado). Se gostar de vários, pode optar cada mês por fazer compras num supermercado diferente. Quando for comprar seja o que for veja na placa onde vem indicado o preço, o custo por Kg, ou L, porque muita vez compramos a embalagem mais pequena porque pensamos que é mais em conta mas se calhar a embalagem maior compensa. Em caso de dúvida ande com uma calculadora de bolso dentro da mala e tire as suas dúvidas.
6 - Aprenda a gastar.
Saiba aquilo que pode gastar. Provavelmente cometerá alguns erros e pode-se sair mal algumas das vezes, mas o objectivo é saber o que pode gastar e em quê, não corra o risco de poupar demasiado e privar-se de tudo aquilo que quer. Vá comprando aos poucos e conferindo sempre o seu saldo para que não corra riscos.

7 - Evite deitar comida fora.
Principalmente pão. Com a escassez de cereais, o pão pode vir a tornar-se um alimento de luxo por isso faça bem as contas da quantidade de pão que precisa comprar e se mesmo assim sobrar, aproveite para fazer umas torradas para o pequeno almoço, para fazer pão ralado ou uma açorda. Com os restos de comida que sobram da refeição anterior, faça um esforço para os comer no dia seguinte, ou então junte vários "restos" e invente um novo prato. Pode também procurar na Internet receitas para aproveitar restos, de certeza que vai encontrar.

8 - Reutilize.
Se acabou não deite fora. Veja se esse frasco, ou embalagem não poderá vir a ser útil para outra coisa, principalmente frascos de vidro. Se tiver "jeitinho" até os pode decorar para os vender, ou simplesmente para enfeitar a sua cozinha enquanto os utiliza com frascos de especiarias, por exemplo. Se tiver filhos é bom mesmo que os guarde, os miúdos fazem muita vez na escola trabalhos manuais que envolvem materiais recicláveis. Guarde numa caixa tudo aquilo que poderá vir a ser utilizado. Há um ditado que diz: "Guarda o que não presta verás que te é preciso."
Informe-se sempre se existem recargas,deste modo evita deitar embalagens fora.
O mesmo se aplica para as folhas de papel. Se apenas estão utilizadas de um lado, aproveite o outro lado para imprimir rascunhos ou ainda para deixar um recado no frigorífico (ou então para fazer o seu plano orçamental).

9 - Cuidado com as compras na feira.
É muito mais barato e até é preferível comprar certas coisas lá, mas a qualidade às vezes pode ser uma desilusão. Como há a vantagem de poder mexer nas coisas à vontade, veja bem a qualidade das coisas e pense bem se vale a pena comprar. Uma opção, por vezes mais sensata, pode ser por em prática o ponto seguinte e depois ir a uma loja e comprar algo de melhor qualidade.
10 - Faça mealheiros.
Pode ser um porquinho, um frasco ou uma caixinha, eu aconselho a que seja algo em que não se veja o interior (para evitar a tentação de ir lá tirar uma moedinha para ir beber um cafézinho). Pode optar por colocar todas as semanas uma quantia determinada, ou simplesmente se não gosta de andar com muitas moedas na carteira, coloque-as no mealheiro. Quando for de férias veja quando dinheiro conseguiu poupar, de certeza que se vai surpreender. Se preferir faça o mealheiro durante um tempo determinado e no final desse tempo faça as contas e aproveite para fazer uma pequena "loucura".

Sem comentários: