terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher

Ontem ouvi dizer que o "Dia da Mulher" é um disparate e não faz sentido nenhum na época em que vivemos. Curiosamente, ou talvez não, ouvi isto da boca de um homem.

Eu sou totalmente contra esta opinião, e não sou nada feminista, eu apenas defendo o que acho certo e se achar que os homens é que estão certos em relação a algum assunto, não sou minimamente orgulhosa nesse sentido e não me importo de dar o braço a torcer.
Uma coisa é uma mulher dizer que não liga a este dia, outra coisa é um homem dizer que este dia é estúpido, mas se houvesse o "Dia do homem" eles eram os primeiros a ficar todos vaidosos.

Na sociedade em que vivemos, sociedade ocidental, muitas mulheres têm poder, influência, importância, conseguem tudo o que querem e têm quase tudo ao seu alcance. Mas esta não é a realidade das mulheres do mundo. Na China, as bebés raparigas preferem-nas mortas, na África as mulheres são maltratadas, mutiladas e escravizadas pelos maridos e pela sociedade, nos países árabes ou são tratadas abaixo de cão e oprimidas ou usadas como bombistas.
Por isso dizerem que o dia da mulher é estúpido, é dizer que as mulheres em todo o mundo não têm importância para nos lembrarmos delas neste dia, sim é estúpido servirmo-nos deste dia como uma desculpa para gastar 20 ou 30€ num festa, por isso eu prefiro "dar" este dia a uma mulher que precise de mais reconhecimento e compreensão que eu, uma mulher que precise que a sua existência seja celebrada, pelo menos por um dia.
A todas as mulheres de todo o mundo, que a vossa existência seja celebrada porque vocês têm o vosso impacto no mundo. Alguém viu o filme o "Efeito Borboleta"? Quem viu percebe o que quero dizer.

E a todos os homens que ainda possam achar que sou feminista, eu acho que também devia haver um dia do homem, aliás, o que seria de nós sem eles?

Sem comentários: