sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ecologia vs Poupança

Hoje em dia está muito na moda falar de ecologia. Mas ecologia tem de ser um modo de vida. Infelizmente um modo de vida um pouco mais caro do que habitual.

Por um lado há um interesse de todos nós em comprarmos tudo o que queremos mas ao preço mais barato, para pouparmos o mais possível cada vez que vamos às compras ou então para como mesmo dinheiro podermos trazer mais.

Mas quando vamos a ver as coisas "baratas" que compramos vemos que não são nada ecológicas. Quase tudo vem com duas embalagens, como os cereais, vêm na embalagem de cartão e lá dentro na embalagem de plástico. Os detergentes, shampôs, cremes e afins são do mais agressivo para o ambiente, e alguns para nós. Mas vamos a ver o preço de uma embalagem de 250ml de um detergente e é mais do dobro do preço de uma embalagem de marca branca de 1l.

Depois de comparar estes preços ficamos na dúvida: poupo o ambiente ou poupo na carteira? Ocasionalmente até podemos comprar uma coisa ou outra mais ecológica, mas ter tudo o mais ecológico possível é um esforço muito grande a nível financeiro, mesmo que depois acabe por compensar. Temos como exemplo as fraldas laváveis, não estou a falar das antigas de pano que se prendiam com um alfinete, estou a falar das novas fraldas reutilizáveis, têm um investimento inicial um pouco elevado, como já falei aqui, mas com o passar do tempo acaba por trazer vantagens.

Acima de tudo é preciso ter consciência das coisas e perceber a relação entre benefício/preço. É pena que estes dois tópicos não possam estar mais relacionados de forma positiva.

3 comentários:

G disse...

Concordo. É certo que dá trabalho ao ínicio, mas basta estar com um pouco de atenção. Aqui por casa temos, de há algum tempo a esta parte, tentado optar por soluções que nos permitam poupar uns trocos, poupar o ambiente e que não nos dêem muito mais trabalho. Por exemplo... No Continente (passe a pub) existem uns rolos de cozinha extra grandes. São grandes mesmo. Em papel reciclado. E são mais caros. Só que se eu comprar um pack de 3 rolos normais, dá-me para um mês, no máximo. E a esse pack tenho que juntar os guardanapos e lenços. Se comprar um dos grandes, tenho papel de cozinha para 3 meses, com guardanapos e lenços incluídos.
Outra...certas roupas não necessitam de detergente. Compramos sabão clarim, que ralamos e usamos para a máquina. Em vez de 15 ou 20 euros por uma caixa de detergente, damos 1,5 euros por 3 sabões.
Fui a uma drogaria e comprei 2 jarros de plástico. Quando tomamos banho, usamos o jarro para guardar a água fria. Essa água é depois usada para outras coisas...
Quando comecei a fazer isto nunca pensei que a poupança fosse muita...enganei-me. É mais do que imaginava.

Abraço.

Alexandra disse...

Grande ideia essa do sabão ralado para a máquina da roupa. Que quantidade é que se usas?

G disse...

Não faço ideia porque não sou eu que trato dessa parte. Mas sei que foi necessário testar de início. Depende da máquina.