quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Pastelaria dos tempos de Liceu

As voltas que a vida dá...

Foi há 10 anos atrás que vim estudar para Sintra, para a Escola Secundária de Santa Maria. Hoje trabalho num escritório que fica por trás da escola, com vista para o campo e para alguns pavilhões.

No final da rua, mesmo na esquina ficava uma pastelaria, a PaniSintra. Vendiam uns croissants de chocolate e de ovo, que eram um espectáculo! No intervalo grande aquela pastelaria enchia de miúdos, a maior parte deles para comprar os famosos croissants. Hoje, passado 10 anos continuo, ocasionalmente, a ir lanchar à PaniSintra, só para poder ir comer um croissant de chocolate (que são os meus preferidos).

Eu detesto cafés, detesto o cheiro a café, o ambiente de café, detesto frequentar cafés. Ir a um é um esforço enorme. Não gosto! Mas existem cafés e pastelarias e existe a PaniSintra. Por um motivo que não sei explicar, a PaniSintra não me transmite esse sentimento de "pavor". Talvez seja porque me faz lembrar os velhos tempos de escola, definitivamente não é pelo atendimento, pelo requinte ou pela decoração. Pela qualidade dos produtos é, definitivamente.

Mas a PaniSintra fechou para obras. Já está fechada há mais de 2 meses. Mas avizinha-se uma boa mudança. Cá fora já se vê um toldo todo bonito, coisa que não tinha antes, e lá dentro... bem, só quando abrir saberemos.

Agora resta saber se o sentimento que tinha em relação a esta pastelaria vai continuar, ou será que vou passar a gostar tanto da "nova" PaniSintra como gosto de qualquer outro café ou pastelaria?

Será que ao entrar lá novamente vou-me lembrar dos tempos de escola e do acumular de gente ao balcão à espera, sôfregamente, de um bolo, ou será que vai passar a ser um sítio de "tias" onde todos nos olham de lado assim que entramos.

Resta esperar... logo saberei.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do artigo está muito interessante, mas é pena que a Panisintra ja tenha deixado de ter o sabor da tradição com muita pena minha, agora passou a ter pão congelado e com horas de cozedura, os pasteis de nara que tambem eram uma delicia passaram a ser uns vulgares pasteis. Fala se por aí que está na falência e que estão cheios de dividas. Numa coisa estou de acordo, anseio pela abertura!

Unknown disse...

Bom dia, subscrevo o que disse, tambem andei na sec de sta Maria, e reventemente fui colaborador da panisintra. É pena que quem administra não queira ser diferente e queira passar a ser vulgar pensando q e requinte, mas isso esta visivel no slogan, "Pão e Bolos no sabor da tradição", Agora e mais pão e bolos congelados de preferencia q não dá tanto trabalho. Qunto a mim continuo a querer tudo o mais tradicional possivel e natural, talvez seja por isso q cada vez mais menos pão e bolos vou comendo.

Alexandra disse...

Desconhecia que a PaniSintra estivesse tão mal... Realmente as pessoas não sabem cuidar das coisas tradicionais, o objectivo são os lucros.