segunda-feira, 3 de março de 2008

A água tem ou não tem sabor?

Por vezes quando bebemos água da torneira notamos que sabe a ferro ou a lixívia e não gostamos. Porque uma água normal, à partida, não tem sabor. Mas será que não tem mesmo? Então porque é que conseguimos distinguir as águas umas das outras? Porque é que a água engarrafada não é toda igual? Não é só por causa da maciez, ou de estar ou não tratada, mas tem também a ver com a quantidade de componentes em cada água que a torna distinguível por pessoas com um paladar mais apurado. Quando dizemos: “este sumo está muito aguado”, quer dizer que o sabor da água prevalece ao do sumo, ou quer dizer que “quase não tem sabor”, mas é verdade é que entre todas as bebidas que conhecemos conseguimos distingui-las pelo seu sabor, e se provarmos água também reconhecemos o que é então, é porque a água tem sabor, mas esse sabor não se pode comparar com mais nada, porque é água! Apenas conseguimos comparar outras bebidas com água, porque têm pouco sabor de uma outra substância que conhecemos. Por isso segundo o meu raciocínio... A ÁGUA TEM SABOR!

10 comentários:

tudo e um pouco mais :) disse...

uauuuuuu!!!gostei muito do teu blog,e muito massa!!obrigada por fazer desse mundo um lugar malhor!bjs!

tudo e um pouco mais :) disse...

uauuuuuuuuuuuuuuuuu!gostei muito do teu blog,ele e muito massa!!obrigada por fazer esse mundo um lugar melhor!bjs

Beatriz Pombeira disse...

Eu concordo com isso de a água ter sabor...

Mas todos os meus colegas e amigos dizem que isso é absurdo...mas quero lá saber!!!

BJS

beatriz Pombeira

Alexandra disse...

Obrigada pelo teu comentário, enfim alguém que me compreende.

matheus disse...

muito interessante, mas mesmo assim eu acho que água bem limpinha não tem gosto.

Sr.Zombie disse...

Água ''bem limpinha'' é água tratada,entao contem substancias sendo assim tem gosto.

Anónimo disse...

Feche os olhos e beba um gole se suco de laranja, você sabe que é suco de laranja mesmo sem ver o liquido. Com a água é a mesma coisa, se fecharmos os olhos e bebermos um copo de água, logo saberemos que é água, sendo assim concordo plenamente com os argumentos levantados no blog.

Voni disse...

Alexandra, muito interessante. Porém vou colocar o que acho. O nosso paladar foi preparado para sentirmos o que é azedo, doce, salgado ou amargo. O que aconteceria se você sentisse qualquer fator acima na água, certamente você não tomaria tanta água assim por dia. Por isso nosso paladar foi preparado para não sentir o sabor da água. Qual outra substância que você não sente? O ar que respiramos também não é sentido no paladar. Imagine se sentíssemos, iríamos enjoar disso tudo. A natureza é muito sábia. Quando você diz que sentimos diferença em ingerir águas em lugares diferentes á porque a composição da água é diferente. Temos uma infinidade de sais dissolvidos e outras substâncias mais que acabam dando sabor à água (já viu alguém falar que esta água está salobra?). Pois então, se você beber exatamente H2O sem nenhuma substância a ela acrescida verá que terá o mesmo sentido em tomá-la em qualquer parte do planeta. Ainda bem que o que sentimos do sabor da água é devido a outras substâncias e que isso é imprescindível para nós seres vivos, pois a água também serve como transporte de substâncias. Espero ter ajudado. Essa é minha opinião.

Anónimo disse...

Parabéns tbm acho isso

Unknown disse...

Muito bem, pra mim agua tem sabor sim
Continue assim gostei do blog