sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Frio

O frio tem destas coisas.
As casas custam a aquecer mesmo com a lareira acesa o dia todo.
Os pés estão sempre frios.
Só temos vontade de estar em casa enrolados numa manta.
Ficamos doentes.
Parece que nunca temos roupa suficiente.

Por outro lado:
O chá e o chocolate quente sabem melhor nesta altura.
Sabe bem usar aquelas pantufas quentinhas compradas na Serra da Estrela.
O fim de semana em casa assume um significado diferente.
As malhas polares foi das melhores coisas que inventaram.
O Natal não era a mesma coisa se fosse noutra estação do ano.

O frio tem destas coisas. Umas boas outras más.


Infelizmente, a pneumonia é uma delas.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Senhora Pimentinha




Um dos desenhos animados da minha infância.
Acho que este foi dos que me ficou mais marcado.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho


Hoje celebra-se o dia de S. Martinho. Conta a lenda, que num dia chuvoso e de frio um cavaleiro romano encontrou um mendigo cheio de frio, fome e quase nu. Ao vê-lo assim pegou na espada e cortou a sua capa para a dar ao mendigo. Passado um bocado a chuva e frio pararam e veio um dia de sol e calor.

É também neste mês que se prova a água pé, comem castanhas e se salta a fogueira.

Este ano o "verão de S. Martinho" chegou mais cedo, e hoje o dia está triste, mas é sempre um bom dia para celebrar com umas boas castanhas assadas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lareiras vs Recuperadores

Gosto muito de lareiras. Acho lindo estar em casa sentada no sofá e ver a lenha a arder. E no dia seguinte entrar em casa e sentir o cheiro a lenha queimada. Sempre quis ter uma lareira e desde que me casei que alcancei esse sonho.

Mas, como se diz: "não há bela sem senão", numa lareira aberta 90% do calor é dissipado pela chaminé, e o consumo de lenha por hora é astronómico, isto se não começar a vir fumo para dentro de casa ou ter que se andar constantemente a atiçar o lume para não se apagar, e quando se limpa o pó à casa, é só fuligem.
Por estes motivos, entre outros, decidimos colocar um recuperador de calor, que aproveita 70% do calor, tem um consumo de 2kg de lenha por hora e aquece 200m3.
Vale a pena o investimento inicial, para poupar energia e rentabilizar o consumo.

Aconselho.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Halloween? Não! Pão por Deus? Sim!

Porque é que os portugueses insistem em copiar as tradições dos outros e esquecer as próprias? Eu ainda não vi os americanos a fazerem o Carnaval, só porque vêm os brasileiros sambar.
Eu sei que estas datas festivas já passaram há uns dias, mas é sempre importante lembrar a razão de se fazerem as coisas.

O Halloween é uma tradição copiada das séries e filmes americanos enquanto que o tradicional "Pão-por-Deus" vem do tempo do grande terramoto que abalou Lisboa a 1 de Novembro de 1755, em que as pessoas que ficaram sem nada foram pedir comida (pão) às aldeias vizinhas. Daí a tradição.

Todos os povos de alguma forma, por algum motivo, e em alguma data, arranjam motivos para se mascararem, alguns povos têm o Halloween, outros o Carnaval. Nós, pelos vistos, achamos que três ou quatro dias de Carnaval, em que um deles é feriado, é pouco para nos mascararmos e pregarmos partidas, por isso resolvemos adoptar mais um.

Acho mal. Acho muito mal. Eu não tenciono festejar o Halloween e hei-de incutir esse espírito nos meus descendentes (filhos e netos), eles depois que decidam o que entenderem mas hei-de lhes passar as verdadeiras tradições, típicas da cultura portuguesa.