Neste fim de semana, além de uma viagem super divertida, tive oportunidade de visitar no Crato, perto de Portalegre, uma Casa Museu muito interessante.
A Casa Museu Padre Belo, possui a maior colecção de meninos Jesus do país. Confesso de não sou grande fã deste tipo de arte, mas o simbolismo e a dedicação por detrás desta colecção são admiráveis. Este padre dedicou a sua vida a esta colecção, possuindo inclusivé algumas peças do século XVII. Admirado e acarinhado por muitos, as pessoas da aldeia e da região ofereciam-lhe muitas vezes peças não religiosas mas igualmente antigas. Loiças, quadros, faianças, latoaria e pratas, toda a casa está repleta de objectos antigos. Este homem dedicou ainda em vida a sua casa e colecção à Misericórdia do Crato para que a mesma servisse como um lugar de exposição para visitantes.
Na sala de estar houve uma peça que me chamou à atenção: uma ventarola japonesa, com um bordado lindo, foi oferecida por uma família abastada e crê-se que tenha cerca de 500 anos. Fiquei fascinada!
Aconselho vivamente a visita.