quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cor de rosa

Quero uma árvore destas... Que deixa o caminho cor de rosa. :)

Sensação de Liberdade


Gostava de poder estar aqui...

O que ouvem à noite?

De dia, logo de manhã bem cedo, oiço os passarinhos, cantam até começar a anoitecer.
De noite, oiço as rãs. Resmas delas! não sei onde é que há um charco, ou algum rio ali perto, porque tem de ser mesmo perto, com o barulho que fazem...

Pirilampos

Muitos...
Há alguns anos que não via estes bichinhos luminosos. Estavam a fazer uma festa psicadálica no meio da hortelã. Muito giros!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia de trabalhar

Nunca é um bom dia para trabalhar. Se está sol e calor, é um dia bom para ir passear ou ir para a praia. Se está frio, vento e chuva é um dia bom para estar em casa. Então quando é que o tempo está bom para ir trabalhar? Pelos vistos nunca.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Questão

Porque é que nos filmes e nas séries sempre que há uma cena na cozinha está alguém a cortar legumes numa tábua? Será que acham que é ao que se resume cozinhar? Ou será que não sabem mesmo fazer mais nada?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Telemóvel Ecológico

Samsung Blue Earth

É o nome do primeiro telemóvel ecológico, feito de plástico reciclado a partir de garrafas de água, e com um painel solar integrado para carregar a bateria. Sem dúvida inédito. Uma opção que considero seriamente em adquirir.

Controlem as vossas crianças

Se há coisa que me irrita é ver miúdos em lugares de adultos a correr e aos gritinhos como se estivessem no recreio.


Ontem, na sala de ensaios da banda, estava lá um casal com a filha que de via ter uns três aninhos.
O pai da dita menina, é um personagem deveras... peculiar. Dotado de uma sonoridade na trompete capaz de deitar paredes abaixo, e de se lembrar dos comentários mais desapropriados para a altura, (e para a idade dele também) este senhor é um misto de bêbado, emplastro e estranho. Talvez bipolar. Tinha ido beber café mas acabou por assistir ao ensaio, juntamente com a família.
A criança manteve-se relativamente sossegada ao lado da mãe, e tudo parecia normal até a criança resolver passear pela sala e mexer nos instrumentos de percursão, e estamos a falar de bateria, prato suspenso e tudo que estivesse à mão que servisse para "bater" nestes instrumentos. A mãe da criança assistia impávida e serena enquanto a filha descobria os seus dotes musicais e corria pela sala aos gritinhos e a fugir do pai, que se limitava a circular pela sala e a fazer um ar de: "Não a consigo apanhar!". Tudo isto perturbava a atenção dos músicos e incomodava também o maestro, que dotado de uma gigantesca paciencia, pedia calmamente que agarrasse a criança. O pai assim o fez, e depois começou a dançar com ela de um lado para o outro enquanto os músicos tocavam (ou tentavam) e conseguiam ver pelo canto do olho, alguém a mexer-se entusiasticamente. Mais uma vez a mãe assistia com calma a tudo. Depois de quase uma hora nisto, a bela da razão desceu àquela mente complicada e lá pegou na criança irrequieta, na mulher excessivamente descontraída, e nos seus dotes de emplastro, e foram todos embora.

Cada um que cuide dos seus, há limites para as crianças, e são os pais que têm de os impor. Irrita-me aqueles que não o fazem.

Dia da Terra


Curiosidade: O Dia da Terra, foi criado pela primeira vez em 1970, por um senador norte americano chamado Gaylord Nelson.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Logos Google Março

Algumas das ocasiões que o Google celebrou noutros países, durante o mês de Março.


1 de Março - 200º Aniversário de Frederic Chopin (Polónia)

1 de Março - Festival Holi (Índia)


3 de Março - Dia das Raparigas (Japão)

7 de Março - Aniversário de Alessandro Manzon (Itália)

7 de Março - Vasaloppet (Suécia)

8 de Março - Dia da Mulher (Rússia)

13 de Março - Festival Holmenkollen de Ski (Noruega)

14 de Março - Dia da Mãe (Irlanda, Reino Unido)

14 de Março - Dia do Pi (vários países)


21 de Março - Ano Novo Persa (vários países)


28 de Março - 418º Aniversário de Jan Amos Komensky (República Checa, Eslováquia)

terça-feira, 20 de abril de 2010

As ervas aromáticas do meu jardim




Por ordem de imagens: coentros, hortelã, alecrim e salsa

Natureza

A Natureza é realmente fantástica! Mágica... A terra por si só tem o poder fantástico de dar vida, de fazer crescer, de reproduzir. Na minha horta, além de algumas ervas não comestíveis, tem lá algumas coisinhas boas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Afinal não é bem assim...

A tristeza bateu à porta. E tocou no coração daqueles que a conheceram.
Mas afinal, não era bem assim... A vítima não era tão vítima assim.
O desinteresse, distracção e falta de atenção para com a criança era notórios... Injustiça? Provavelmente. Mas com alguma culpa no cartório.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quando a tristeza bate à porta...

...no sentido literal.

Tocam à campainha. Uma senhora acompanhada com um menino de 2 ou 3 anos, quer saber onde fica uma certa rua. Não a sei ajudar. As lágrimas começam a correr-lhe pelo rosto, precisava estar às 11h30 no Serviço de Protecção de Menores, e faltavam menos de 10 minutos. O desepero de andar a bater de porta em porta a perguntar pela rua, cansada de andar, falou mais alto...
Acabou por ser ajudada a chegar ao sítio onde queria, agora esperemos que seja ajudada no seu destino...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Casa hobbit

É assim que lhe chamam. A casa que está em perfeita simbiose com a Natureza.
O sonho de muitos.

Fazer algo diferente

Todos os dias devíamos fazer alguma coisa diferente. Experimentar um novo sabor, descobrir um novo caminho, ver um novo programa.



Todas as nossas vidas são feitas de rotinas, mas dentro dessas mesmas rotinas, temos de saber colocar alguma coisa diferente de vez em quando, para aumentar a nossa experiência de vida, o nosso espírito crítico, quando mais coisas conhecermos mais informações temos, mas fácil será tomar decisões.

Em casa podemos experimentar uma nova receita, um novo ingrediente, comprar um tapete novo, mudar as coisas de sítio... No dia a dia podemos ir para casa por um caminho diferente, ouvir outra estação de rádio, cumprimentar aquela pessoa que vemos todos os dias, conhecer um sítio novo.

O orçamento pode ser limitado para certas coisas, mas com força de vontade, nem que se faça um mealheirinho de moedas pretas, para depois poder ir comprar aquele chocolate que gostamos tanto e nunca comemos. Muitas coisas nem precisam de envolver dinheiro, basta mudar o canal de televisão para outro menos habitual, ou então colocar a mesa na rua num dia de sol e fazer uma refeição ao ar livre.

O ser humano precisa disto. Eu preciso disto. De ter novas experiências, novos desafios, novos objectivos. Todos os meses quando faço as compras do mês procuro comprar algo que nunca tenha comprado, não precisa ser caro, até pode ser umas novas pastilhas elásticas.

Não nos podemos aborrecer com a nossa própria vida, mesmo que tenhamos o trabalho mais desmotivante e aborrecido do mundo, sem margem para a criatividade, devemos sempre de arranjar forma, noutras alturas de fazer algo diferente ou inesperado.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Flores do campo

São tão bonitas quando as encontramos pelo caminho, tão viçosas e tão alegres, quando as apanhamos e as temos na mão, parecem que perdem um pouco de graça, quando as colocamos na jarra, pensamos... "Afinal até não são nada bonitas, o que é me deu para as apanhar?!".
Mas são bonitas, têm é de continuar no lugar onde nasceram.
Há pouco tempo cometi este erro. Fiquei triste, pensei que ia trazer a beleza destas flores para dentro de casa, mas elas em casa tornam-se tristes.

Trovoada

É o que se espera. Para hoje e amanhã. A Primavera tem destas coisas, quem disse que era só solinho, flores e borboletas?

Limões

Tantos limões...
Para dar foram 5kg, fora aqueles que uso habitualmente para limonada, mouse de limão e chá de limão... Já falta a imaginação de receitas com limão...
Com tanto deste fruto rico em Vitamina C não seria de esperar que me constipasse...

Detesto!

Não suporto ouvir este boneco a dizer: "Deita cá para fora!"
Esta personagem foi a coisa mais estúpida e irritante que a TMN podia ter inventado, sempre que oiço ou vejo um anúncio com esta aberração só me apetece cortá-lo aos pedacinhos, queimá-lo e lançar as cinzas na lama... Este boneco desperta em mim os sentimentos mais odiosos que é possível ter por alguma coisa...
Detesto mesmo.

(Foi um grande esforço psicológico conseguir publicar esta imagem no meu blog...)

sábado, 10 de abril de 2010

Brevemente...




...na horta mais perto de mim!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

As Túlipas do meu Jardim

São lindas.

Pulo do Lobo

Antes de Mértola, por uma estradinha quase interminável de curvas e contracurvas, entramos na Herdade do Pulo do Lobo, onde seguimos por um caminho empoeirado, que nos leva a uma maravilha da Natureza. É o local onde o caudal o Rio Guadiana é mais estreito, tão estreito que diz-se que os lobos o atravessavam num pulo. Daí o nome. Na realidade não acho que seja possível atravessar num pulo, nem num grade salto. Só de chegar perto ao abismo de água impõe respeito.


Pede-se desculpa pela qualidade das fotografias, mas enquanto a máquina estiver avariada o telemóvel tem de servir.