Isaac e Abel

Lilypie Fifth Birthday tickers Lilypie Third Birthday tickers
Mostrar mensagens com a etiqueta Natureza. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natureza. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lado a lado...

...para todo o lado.


Sempre juntos.

Peixe Balão

É o peixe mais mortífero que existe. O seu veneno é 1200 mais poderoso que o cianeto. Um peixinho destes tem toxinas suficientes para matar 30 homens adultos, e não existe antídoto.

Por outro lado, tem uma carne que é considerada uma iguaria no Japão, é extremamente cara e tem de ser preparada apenas por chefs especializados. No entanto ainda há mortes derivadas da ingestão deste veneno.

In National Geographic.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Natureza Curiosa


A Natureza é curiosa.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chá Bola da Fortuna

Tem sido o chá de eleição lá em casa. São umas bolinhas que vão desabrochando com água quente até se formar uma flor. É a flor de amaranto.

O sabor é agradável mas nada de especial.
Este chá é originário da China e preparado de forma muito rigorosa e artesanal. Tem muitas e boas propriedades, entre elas a redução do colestrol.


Há venda na zona Gourmet do Modelo e Continente por 6.74€.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cebolas do campo


Que os produtos do campo nada têm a ver com os dos hipermercados já todos sabemos, o que eu não sabia é que as cebolas do campo podiam ser tão agressivas...

Aqui à dias, fizemos lá em casa umas tostas com "tudo e mais alguma coisa" em que um dos ingredientes era umas rodelas de cebola. Acontece que eu tive a sorte de trincar um pouco dessa cebola e posso dizer que vieram-me as lágrimas aos olhos de tão ácida que era. Nunca me tinha acontecido tal coisa.

Recentemente, resolvi picar uma dessas mesmas cebolas para um refogado, e, pensava eu que já estava imune à acidez, chorei que nem uma Maria Madalena, as lágrimas corriam-me literalmente pelo rosto, fungava, e chorava, chorava, até fiquei com o nariz vermelho.

Aquelas cebolas são violentas...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

National Geographic celebra o Outono

Maple Tree, Utah

Shenandoah Valley, Virgínia

Central Park, New York

Japanese Maple, North Carolina

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A árvore

Num dos terrenos do avô do meu marido deparei-me com uma coisa fantástica.
O terreno estava cheio de silvas, e onde nascem silvas mais nada consegue nascer, porque elas sufocam a vegetação à volta. Acontece que no meio das silvas nasceu uma árvore de abrunhos.

Imaginem uma pequena plantinha, rodeada de silvas e espinhos que tinha duas opções: morrer, ou crescer mais alto que as silvas. E foi esta decisão que a pequena árvore tomou. Acredito que deve ter sido muito difícil, cada folha que crescia era picada ou rasgada pelos espinhos, mas ela continuou, quanto mais crescia mais sentia os espinhos no tronco ainda frágil. Ao chegar à superfície ainda faltava um pequeno esforço, passar todas as folhas pela camada de picos que estavam ao de cima. Imagino as mazelas. No final a árvore cresceu mais alto que todas as silvas, ficou com um tronco forte, apesar de ainda ser uma árvore nova, e lá no topo deu frutos deliciosos.

Para mim este exemplo real, de uma coisa que aconteceu na Natureza é um exemplo para todos nós. Temos que crescer mais alto que a crise e que os problemas, para conseguir vencer, temos de tomar a decisão de nunca ficarmos sufocados. Vai doer muito, mas só assim se dá valor aos frutos.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Amoras

Quando saio do trabalho, no caminho até ao carro, existem muitas silvas que pendem para fora de um longo muro. Com este tempo quente, as silvas estão carregadas de amoras bem grandes e maduras. O caminho para o carro ultimamente tem demorado um bocadinho mais, porque fico a apanhá-las e a comê-las.
Mas ontem quando tirava o pó a uma amora, apareceu de repente uma pequena minhoca de dentro da amora. Acabou-se logo ali a vontade de comer mais...
Da próxima vez que ficar com aquelas sementes nos dentes, depois de comer amoras, vou ficar a pensar duas vezes se serão mesmo as sementes ou não...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Peixe aranha

Este fim de semana consegui realizar o meu desejo de tomar banho no mar, mas passado dois minutos a alegria transformou-se em dor, muita dor, por causa de um destes peixinhos atrevidos.
Mas nem mesmo isso me impediu de continuar a banhar-me no mar durante o resto do fim de semana.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Melancias bebés



Agora já estão mais crecidas, do tamanho de uma bola de ténis, mas ainda têm muito que crescer.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Caracóis

Um grande petisco, sem dúvida. Mas é preciso saber fazê-los bem.
Para quem não sabe, os caracóis só são bons para comer nos meses sem a letra "R".

Mas além de petisco, os caracóis podem ser uma praga. Lá em casa já nem os posso ver! Eles estão em todo o lado, nas paredes, portas, janelas, árvores, flores, até na roupa que fica a estender. Ontem abriu a minha coroa imperial, hoje quando a fui ver já tinha algumas pétalas carmomidas... Chegaram a ir para dentro da caixa de correio, e comiam os cantos dos envelopes. Tenho que colocar veneno em todo o lado, os malandros multiplicam-se bastante...

Para mim caracóis, só mesmo no prato.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Viva o Verão

Confesso que não é a minha estação favorita, mas já tinha saudades do tempo mais quente, dos dias mais longos e do desejo constante de andar na rua. Hoje é o dia mais longo do ano. Aproveitem.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cerejas

É um fruto delicioso, e que pode ser 100% aproveitado.
A polpa é optima para comer a qualquer altura. Os caroços pode ser aproveitados para fazer almofadas, que ao serem aquecidas no microondas têm a mesma função do tradicional saco de água quente (ver mais neste site). Os pincos das cerejas, depois de secos servem para fazer chá, que entre várias coisas é muito bom para infecções urinárias.

Onde é que anda o Verão?

Anda fugido, aparece de vez em quando, tá como o Inverno, vai chegar atrasado. Eu ainda não me consegui livrar das meias e das mangas compridas. Vamos ter que estipular as estações para outras alturas, porque na data em que estão "programadas" já não fazem sentido.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Coelhinhos bebés

Daqui a uns meses espero ter muitos destes.

Arranjei uma namorada para o Timóteo. É a Maria. Mas ainda é muito pequenina, mais um tempinho e depois espero ter coelhinhos bebés.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que ouvem à noite?

De dia, logo de manhã bem cedo, oiço os passarinhos, cantam até começar a anoitecer.
De noite, oiço as rãs. Resmas delas! não sei onde é que há um charco, ou algum rio ali perto, porque tem de ser mesmo perto, com o barulho que fazem...

Pirilampos

Muitos...
Há alguns anos que não via estes bichinhos luminosos. Estavam a fazer uma festa psicadálica no meio da hortelã. Muito giros!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra


Curiosidade: O Dia da Terra, foi criado pela primeira vez em 1970, por um senador norte americano chamado Gaylord Nelson.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Natureza

A Natureza é realmente fantástica! Mágica... A terra por si só tem o poder fantástico de dar vida, de fazer crescer, de reproduzir. Na minha horta, além de algumas ervas não comestíveis, tem lá algumas coisinhas boas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Flores do campo

São tão bonitas quando as encontramos pelo caminho, tão viçosas e tão alegres, quando as apanhamos e as temos na mão, parecem que perdem um pouco de graça, quando as colocamos na jarra, pensamos... "Afinal até não são nada bonitas, o que é me deu para as apanhar?!".
Mas são bonitas, têm é de continuar no lugar onde nasceram.
Há pouco tempo cometi este erro. Fiquei triste, pensei que ia trazer a beleza destas flores para dentro de casa, mas elas em casa tornam-se tristes.