quinta-feira, 14 de junho de 2012

História

Vou contar uma história que ouvi na rádio, creio que na RCS.

Era uma vez, dois irmãos agricultores que eram muito amigos e viviam em propriedades que ficavam de frente mas que estavam separadas por um riacho. Ao fim do dia os dois irmãos percorriam um longo caminho para se encontrarem no fim do riacho para usufruirem da companhia um do outro. Certo dia, estes irmãos, por causa de um mal entendido, chatearam-se de tal modo que deixaram de se falar e de se ver.
Tempos mais tarde, na casa do irmão mais velho, alguém bate à porta, ele foi ver quem era e estava um homem com uma caixa de ferramentas a pedir trabalho como carpinteiro. Este irmão disse que tinha trabalho para ele, pretendia que ele construisse uma vedação tão alta que o impedisse de ver o irmão e este de o ver a ele, e foi-lhe mostrar onde tinha a madeira e foi até à cidade. Quando regressou o carpinteiro em vez de uma vedação tinha construído uma linda ponte entre as duas margens do riacho, o homem ficou preplexo e ao mesmo tempo furioso por ter feito o oposto daquilo que lhe tinha pedido. Enquanto repreendia o carpinteiro, do outro lado da ponte o irmão mais novo vem a correr de braços abertos em direcção ao irmão, e os dois abraçam-se e fazem as pazes.


Moral da história:
As pessoas constroem vedações para se afastarem umas das outras, quando deviam de estar a construir era pontes, nem que para isso seja necessário a ajuda de um carpinteiro.