quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Pastelaria dos tempos de Liceu parte II

Pois é, a famosa "PaniSintra", já abriu as portas ao público, com um look mais moderno, prático, sofisticado, mas... já não é a mesma PaniSintra. Essa agora vai ficar na minha memória, e esta nova bem... vai passar a ser mais uma pastelaria que vende bolos...
Ontem entrei lá só para espreitar se ainda tinha croissants, mas já não tinha. Agora tem um balcão mais pequeno e o corredor enorme que havia foi substituído por mesas e cadeiras, vai deixar de ser o local para os miúdos da escola irem no intervalo grande e apinharem a pastelaria, porque agora com tantas mesas e cadeiras já não há espaço para circular, coisa que dantes não acontecia, agora é um local para ir beber um café, comer um bolo e ficar a olhar para o plasma enorme que está na parede.
As mudanças são mesmo assim...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Casa Eficiente

Existe um site fabuloso em que podemos calcular e eficiência energética da nossa casa. De certeza que cada um de nós há-de ficar surpreendida com os resultados. Eu fiquei. Em alguns casos são poucas as coisas que podemos fazer, principalmente se forem casas antigas. Mas em compensação descobri que não preciso gastar praticamente energia nenhuma para arrefecer a minha casa.

A Pastelaria dos tempos de Liceu

As voltas que a vida dá...

Foi há 10 anos atrás que vim estudar para Sintra, para a Escola Secundária de Santa Maria. Hoje trabalho num escritório que fica por trás da escola, com vista para o campo e para alguns pavilhões.

No final da rua, mesmo na esquina ficava uma pastelaria, a PaniSintra. Vendiam uns croissants de chocolate e de ovo, que eram um espectáculo! No intervalo grande aquela pastelaria enchia de miúdos, a maior parte deles para comprar os famosos croissants. Hoje, passado 10 anos continuo, ocasionalmente, a ir lanchar à PaniSintra, só para poder ir comer um croissant de chocolate (que são os meus preferidos).

Eu detesto cafés, detesto o cheiro a café, o ambiente de café, detesto frequentar cafés. Ir a um é um esforço enorme. Não gosto! Mas existem cafés e pastelarias e existe a PaniSintra. Por um motivo que não sei explicar, a PaniSintra não me transmite esse sentimento de "pavor". Talvez seja porque me faz lembrar os velhos tempos de escola, definitivamente não é pelo atendimento, pelo requinte ou pela decoração. Pela qualidade dos produtos é, definitivamente.

Mas a PaniSintra fechou para obras. Já está fechada há mais de 2 meses. Mas avizinha-se uma boa mudança. Cá fora já se vê um toldo todo bonito, coisa que não tinha antes, e lá dentro... bem, só quando abrir saberemos.

Agora resta saber se o sentimento que tinha em relação a esta pastelaria vai continuar, ou será que vou passar a gostar tanto da "nova" PaniSintra como gosto de qualquer outro café ou pastelaria?

Será que ao entrar lá novamente vou-me lembrar dos tempos de escola e do acumular de gente ao balcão à espera, sôfregamente, de um bolo, ou será que vai passar a ser um sítio de "tias" onde todos nos olham de lado assim que entramos.

Resta esperar... logo saberei.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O mistério da multiplicação da roupa suja

O que há de tão misterioso com os cestos da roupa?

Porque é que quando tiramos de lá a roupa para por na máquina de lavar, logo de seguida o cesto já está cheio outra vez?

Misteriosos estes cestos... Multiplicam a roupa, quanto mais tiramos, mais roupa aparece.

Porque é que o mesmo não acontece com o frigorífico?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bom Ano

Bom Ano de 2010!



A todos os visitantes e seguidores do Blog desejo um 2010 repleto de sucessos, vitórias e alegrias!